O estado da arte é narrado na primeira pessoa na voz do Dr. José Dinis, diretor do Plano Nacional para as Doenças Oncológicas, do Dr. Rui Santos Ivo, diretor da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED), do Prof. Doutor Luís Costa, diretor do Serviço de Oncologia do Hospital de Santa Maria, e do Dr. António Melo Gouveia, membro da Comissão de Avaliação do Medicamentos do INFARMED.
Como se posiciona Portugal no quadro do Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, definido em 2020, pela União Europeia? Sabemos que a pandemia levou a retrocessos nos rastreios e em certos cuidados assistenciais, mas como estamos a retomar o passo? E a que velocidade? E o doente, estará mesmo no centro do sistema? A sua qualidade de vida e os seus direitos enquanto cidadão estão a ser tidos em conta nas políticas de saúde?
Estas e outras questões serão levantadas pela Grande Reportagem centrada na Oncologia, para se encontrar pontos de convergência e propostas alternativas, ao rumo da Oncologia portuguesa da segunda década do século XXI.